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Atendimento digital passa a ser permanente no Judiciário

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a partir de relatório apresentado pelo seu Presidente, o Ministro Luiz Fux, aprovou nesta terça-feira instituição permanente do “Balcão Virtual” nos órgãos do Poder Judiciário.

A expressão “Balcão Virtual” representa, de forma geral, as plataformas criadas pelos Tribunais durante a pandemia para disponibilizar à população meios de atendimento e prestação de serviços de forma remota, ou seja, sem a necessidade da presença física às suas secretarias, gabinetes, plenários etc..

A partir de agora, esta política de prestação de serviços remotos pelo Poder Judiciário passa a ser permanente, devendo ser mantida mesmo após as restrições criadas para o enfrentamento da pandemia. Segundo o Presidente, a intenção não é substituir o atendimento presencial pelo remoto, mas disponibilizar mais um canal regular de atendimento para a população.

Além de todos os serviços já ofertados, a iniciativa prevê a criação de “links” nos “sites” dos Tribunais, pelos quais os servidores atenderão os cidadãos por videochamadas, dentro do horário de expediente do órgão judicial, como se fosse um atendimento presencial de balcão.


Por: Adriano Branquinho

Atualizado em 12 de fevereiro de 2021